Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um lavrador morador da zona rural de Irecê, no interior da Bahia, foi absolvido pelo Tribunal do Júri após aplicar cerca de 80 chibatadas no próprio genro, ao descobrir que ele agredia sua filha.
Segundo informações apresentadas no julgamento, o pai começou a estranhar o comportamento da jovem, que passou a usar roupas longas mesmo enfrentando temperaturas próximas dos 40 graus. Desconfiado, ele procurou a esposa, que confirmou a suspeita: a filha vinha sendo vítima de agressões por parte do marido.
Ao confrontar o genro, o homem teria admitido que deu “um tapa no rosto para ela aprender a respeitar um homem”. Diante da confissão, o lavrador reagiu com indignação, amarrou o agressor e aplicou cerca de 80 chibatadas. De acordo com relatos, ele só parou quando a faca utilizada quebrou.
Durante o julgamento, o depoimento do pai chamou a atenção dos jurados. Em sua fala, ele afirmou:
“Elemento ruim, covarde. Como você bate na filha de um homem? Uma filha que eu criei nos braços, dei amor, para você fazer isso? Agora você vai sentir a dor que ela sentiu.”
Em outro trecho, ele declarou:
“Ele é bom pra bater em mulher. Eu só queria fazer ele sentir o que é apanhar em situação de desvantagem. Se fosse pra matar, tinha feito e largado na estrada. Deixa eu sair pra cuidar das minhas filhas e esposa. Mas, se for pra pagar, estou aqui para pagar.”
Após analisar o caso, os jurados reconheceram por unanimidade que o lavrador não teve intenção de matar e que agiu motivado pela proteção da filha, vítima de violência doméstica. Com isso, ele foi absolvido.
Apesar da decisão, especialistas reforçam que fazer justiça com as próprias mãos continua sendo crime. Em situações de violência doméstica, o caminho legal inclui o registro de boletim de ocorrência, solicitação de medida protetiva de urgência, abertura de ação penal contra o agressor e acompanhamento pela rede de proteção às vítimas.
Autoridades destacam que a violência nunca é a solução, mesmo quando dirigida a quem pratica agressões.
Fonte: FR Notícias
0 Comentários