
Foto: Reprodução - Ricardo Patrese Fotografia
O Açude de Odaque, que por muitas décadas foi a principal e única fonte de abastecimento de água para toda a população piritibana, pode voltar a ser utilizado caso a crise hídrica que afeta a Barragem do França não seja solucionada.
Localizado em Piritiba, no trecho entre as comunidades da Tabela e Porto Feliz, o açude volta a entrar no radar como alternativa emergencial para garantir água nas torneiras, caso haja risco de colapso no sistema atual.
Com a construção da Barragem do França, o sistema antigo foi desativado e o abastecimento passou a depender do reservatório principal. No entanto, diante do cenário de preocupação com o nível da barragem, o Açude de Odaque passa a ser tratado como opção de segurança para o município.
Embasa instala equipamentos no local
De acordo com as informações apuradas pelo Chapada Urgente, a Embasa já está executando a instalação de equipamentos no Açude de Odaque, preparando a estrutura necessária para que o manancial possa ser acionado rapidamente, se a situação da Barragem do França continuar se agravando.
A medida faz parte de um plano de segurança operacional para reduzir impactos à população e evitar descontinuidade no abastecimento, caso a barragem não consiga sustentar a demanda.
Um símbolo da história do abastecimento em Piritiba
Além da importância técnica, o Açude de Odaque também carrega um peso histórico para o município. Por muitos anos, foi dele que Piritiba tirou a água que sustentou famílias, comércio e serviços públicos, antes da chegada do sistema moderno vinculado à Barragem do França.
Agora, em meio à crise hídrica, o açude volta a ser visto como uma solução possível, reforçando a necessidade de planejamento, prevenção e ações rápidas para proteger a população.
Registro fotográfico
As imagens que acompanham esta matéria foram registradas pelo jornalista e fotógrafo Ricardo Patrese, na tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, e mostram o Açude de Odaque em perspectiva aérea, com destaque para o espelho d’água e a área de acesso ao entorno.
Fonte: Blog Chapada Urgente
0 Comentários