Barragem do França em Piritiba atinge nível de atenção


A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) divulgou seu mais recente boletim de monitoramento dos reservatórios estaduais.

Algumas barragens apresentam níveis próximos ou acima da capacidade máxima. Entre elas, destacam-se Pindobaçu e Ponto Novo, com volumes superiores a 100%, e Gasparino e Rio Colônia Itapé, com mais de 90% de sua capacidade.

Por outro lado, outras barragens encontram-se em níveis de atenção ou alerta. Chama atenção a situação da barragem de França, em Piritiba, que registra apenas 26% de sua capacidade total. Esse dado levanta um sério alerta sobre a possibilidade de escassez de água e a necessidade urgente de uso consciente por parte da população. A Barragem do França abastece o município de Miguel Calmon por meio da Embasa e é responsável por suprir residências, comércios e zonas rurais.

Com o baixo volume registrado, o risco de racionamento aumenta e coloca em evidência a fragilidade do sistema de abastecimento em períodos de estiagem. Mesmo sem anúncio oficial de contenção por parte da Embasa, o cenário exige atenção imediata. O uso descontrolado da água e a falta de chuvas agravam ainda mais a situação.

O volume médio acumulado das barragens monitoradas pela CERB é de 71,74%.


Foto: Reprodução - CERB | Tenha acesso ao boletim completo clicando aqui


Postar um comentário

0 Comentários