Bem-estar para os equinos - ZooVet em Pauta com Dr. Alessandro Machado

 

Ao iniciar a criação de animais, é fundamental garantir que o manejo e os cuidados proporcionados assegurem a boa saúde e qualidade de vida dos animais. Esses são os requisitos mínimos quando pensamos em bem-estar animal, um conceito que, na verdade, é muito mais complexo.

O bem-estar animal está diretamente relacionado à qualidade de vida. O pesquisador John Webster, em um de seus trabalhos, formulou a teoria das cinco liberdades dos animais, que afirma que os animais devem estar livres de fome e sede; desconforto; dor, lesões ou doença; devem ter liberdade para expressar seus comportamentos naturais; e devem estar livres de medo e aflição.

Para os equinos, o bem-estar está intimamente ligado aos seus hábitos naturais. Esses animais evoluíram em pradarias e possuem necessidades naturais marcantes, como liberdade, companhia de outros equinos, hábitos alimentares específicos, saúde, felicidade e outras emoções.

Quando nós, criadores, restringimos os equinos a piquetes, currais e baias, infringimos imediatamente uma das cinco liberdades: a liberdade para expressar seu comportamento natural. Equinos que passam muito tempo confinados em baias ou estábulos tendem a ficar estressados, e é fácil identificar mudanças em seu comportamento devido a essa condição.

As estereotipias, como é conhecido o comportamento anormal dos equinos, são ações realizadas pelos animais sem função aparente devido ao estresse. Os comportamentos repetitivos como andar na baia, trocar o peso de um membro para o outro, fazer movimento de escavação, aerofagia, morder o cocho, roer/morder as portas da baia e balançar a cabeça são exemplos de movimentos realizados pelos equinos.

Quando identificamos animais estressados, a primeira medida a ser tomada é eliminar o fator estressor. Para reduzir ou até mesmo eliminar o estresse dos animais estabulados, devemos garantir uma alimentação adequada, proporcionar exercícios regulares, promover a socialização com outros animais e oferecer enriquecimento ambiental com brinquedos e equipamentos que permitam interação. Além disso, é essencial desenvolver a confiança entre os animais e os humanos que convivem com eles. Dessa forma, é possível evitar o estresse e prevenir a ocorrência de estereotipias.

ZooVet em Pauta com Dr. Alessandro Machado | Ep. 06

Postar um comentário

0 Comentários