Rui Costa anuncia volta às aulas semipresenciais na Bahia no dia 26 de julho
O governador da Bahia, Rui Costa, disse, na noite desta terça-feira, dia 13 de julho de 2021, que as aulas da rede pública de ensino da Bahia serão retomadas, de modo semipresencial, no dia 26 de julho. O anúncio foi feito durante o programa Papo Correria, encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas em uma transmissão online.
Rui Costa informou que as aulas vão ocorrer de forma híbrida - parte presencial e parte remota - e em dias alternados. O gestor afirmou que ainda não há previsão de quando as aulas voltarão a ser 100% presenciais.
"Isso significa que serão em dias alternados, a turma será divida em duas, metade da turma irá segunda, quarta e sexta e a outra metade terça, quinta e sábado, por ordem alfabética, mas vamos dar a liberdade para que cada escola faça seu ajuste", disse o governador.
O governador revelou ainda que as salas de aula terão 50% da capacidade ocupada e divisão de grupos será por ordem alfabética.
Rui Costa também falou sobre a necessidade de resolver um problema com aposentadorias na rede pública. O gestor informou que fará a ampliação da carga horária de professores de 20h para 40h semanais.
Também afirmou que vai convocar os professores aprovados na seleção do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) de 2019, e dos aprovados no concurso público de 2017.
Sobre a aplicação da 2ª dose para os funcionários da Educação, Rui Costa disse que avalia tecnicamente a possibilidade com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
As aulas presenciais estão suspensas na Bahia desde março do ano passado, quando o estado registrava pouco mais de 10 casos confirmados de Covid-19.
Câmeras nos coletes de policiais
Durante o Papo Correria, Rui Costa disse que vai ampliar o sistema de videomonitoramento e de comunicação da segurança pública.
Segundo Rui Costa será implantados câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos das cidades baianas. Os equipamentos também também instalados em algumas viaturas e nos fardamentos de policiais militares e civis.
“Nós vamos implementar o monitoramento de vídeo. No monitoramento de vídeo, passa inclusive pelo monitoramento e filmagem não só nas viaturas da PM, também não dar para ser a tropa inteira, porque são 32 mil homens, mas em operações específicas vai ter nas viaturas e nos coletes dos policiais, câmeras filmando a operação”.
“Isso vai ser feito assim como câmeras nas estradas, nas cidades, nas estações de metrôs, nos hospitais, nos postos de saúde, enfim", contou.
Reprovação da Lei Rouanet
Festival de Jazz da Bahia é aprovado em avaliação da Lei Rouanet com parecer que cita publicação nas redes sociais — Foto: Reprodução
O governador da Bahia comentou sobre o parecer técnico da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que citou Deus para reprovar o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão, realizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
“O que eu penso é que não dar para condicionar apoio cultural e projetos culturais, submeter a ideologias ou a critérios partidários, políticos e ideológicos. Isso é o maior absurdo. Eu não concordo com isso e quem faz atividades culturais tem total liberdade para expressar suas opiniões”, disse Rui Costa.
O documento da Funarte também menciona uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia", para embasar o parecer de indeferimento do pedido.
Sputnik V
Rui Costa disse que a carga com as primeiras doses da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, que estava prevista para chegar ao estado no início de julho, deverá desembarcar em 15 dias na Bahia.
“Finalmente, os obstáculos foram vencidos. Foram 28 obstáculos que a Anvisa colocou e nós. Portanto, com essas 10 milhões de doses, a gente imuniza cinco milhões de pessoas. As vacinas devem chegar dentro de 15 dias no Brasil e na Bahia", disse o governador.
O governador ainda falou que acredita que todos os baianos com mais de 12 anos devem receber as duas doses da vacina contra Covid-19 até dezembro deste ano.
"Já vacinamos cinco milhões e, com a Sputnik, seriam 10 milhões de baianos vacinados. Nós temos 15 milhões de habitantes e, desses 15 milhões, uma parte é menor de idade, menor de 12 anos. Portanto, ficaríamos muito próximo da imunização de toda a população vacilável. Minha expectativa é que a até dezembro a gente consiga", afirmou.
Fonte: G1
0 Comentários