Cirrose no Fígado | Por: Adaelson Alves - Veja o primeiro episódio da série "Fala Doutor"



Estreia hoje, sábado (10 de julho) a série "Fala Doutor", onde Adaelson Alves Silva irá produzir muitas informações essenciais sobre a saúde.

Os leitores irão acompanhar os episódios todos os sábados, onde terão como objetivos deixar as pessoas bem informadas sobre a saúde.

Veja o primeiro episódio da série "Fala Doutor"

CIRROSE NO FÍGADO 

Fomos convidados a escrever uma coluna sobre doença&saúde. Como esta é a nossa área de atuação, não pude declinar do convite. A grande dúvida foi sobre qual tema abordar nesta nossa primeira conversa. De cara descartei o “Corona”, por ser um assunto bastante batido, apesar de instigante e sempre atual. Estava conversando com os meus botões, quando a campainha de casa tocou.  Era o meu vizinho trazendo de presente uma bela garrafa de vinho. Resolvi então falar sobre a cirrose hepática, uma doença que já levou inúmeros conterrâneos e amigos. 
A nossa prosa começa dizendo que o álcool e as hepatites são as causas mais comuns deste mal que aflige grande parte da nossa gente. Uma pergunta muito comum: todo mundo que bebe vai ter cirrose?
A resposta é não. Vai depender de alguns fatores:  1-quantidade de álcool consumida, em geral, cerca de 20g/dia nas mulheres e o dobro nos homens. 2- Fatores genéticos- algumas pessoas bebem excessivamente e não desenvolvem a doença. 3- Portadores de Diabetes e obesos são mais propensos.
É importante sabermos que, quando a doença se estabelece ela não tem volta, porém é possível diminuir os danos.
Sobre os sintomas que o portador de cirrose pode apresentar, naturalmente que vai depender da gravidade do caso. Em linhas gerais ele ou ela pode apresentar, perda do apetite, emagrecimento, enjoo, vômitos, dor de barriga e fraqueza. Numa fase mais avançada da doença ele vai apresentar “tirícia” (icterícia) que é a cor amarelada dos olhos e da pele, que chá de picão não resolve, barriga d’água (ascite), fraqueza generalizada, fezes com sangue e confusão na “cuca”.
- Doutor, e a cirrose tem cura?
- Não, minha senhora. Para que as coisas não se compliquem mais rapidamente, a primeira medida é suspender imediatamente o consumo de bebida alcoólica. Também podemos fazer uso de alguns medicamentos para controlar os sintomas. Nos casos mais graves, lançamos mão do último recurso, que é o transplante do fígado doente.
Diante do exposto, é prudente que não exageremos na ingestão de bebidas alcoólicas. 
Vou encerrar, desejando uma boa semana para todos, colocando-me à disposição para tirar as dúvidas. 

Postar um comentário

0 Comentários